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As Mulheres Devem Servir como Pastoras?

Thomas R. Schreiner

Thomas R. Schreiner é professor de interpretação do Novo Testamento no Seminário Teológico Batista do Sul, em Louisville, Kentucky, onde ocupa a renomada cadeira James Buchanan Harrison. Seu livro mais recente é Run to win the prize: perseverance in the New Testament (Crossway, 2010).
As pessoas ocasionalmente perguntam-me se as mulheres devem servir no ministério. Minha resposta é sempre: “Sim, é claro! Todos os crentes são chamados para servir e ministrar uns aos outros.”

Entretanto, eu responderia de maneira diferente se a pergunta fosse mais precisamente assim: “Há ministérios nos quais as mulheres não devem servir?” Eu argumentaria que o Novo Testamento claramente ensina que as mulheres não deveriam servir como pastoras (função à qual o Novo Testamento também faz referências usando as palavras bispos ou anciãos). Fica claro no Novo Testamento que os termos pastor, bispo e ancião referem-se à mesma função (cf. At 20.17, 28; Tt 1.5, 7; 1 Pe 5.1-2) e, no restante deste texto, usarei os termos “ancião” e “pastor” alternadamente para designar essa função.

A PROIBIÇÃO DE PAULO EM 1 TIMÓTEO 2.12

O texto fundamental que estabelece que as mulheres não deveriam servir como anciãs é 1 Timóteo 2.11-15. Lemos no verso 12: “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem” (NVI). Nessa passagem, Paulo proíbe que as mulheres realizem duas atividades que caracterizam o ministério dos anciãos: ensino e exercício de autoridade. Dentre outras partes, vemos isso nos trechos referentes às qualificações para a função: Os anciãos devem ter habilidade para ensinar (1 Tm 3.2; 5.17; Tt 1.9; cf. At 20.17-34) e para liderar a igreja (1 Tm 3.4-5; 5.17). As mulheres são proibidas de ensinar aos homens e de exercer autoridade sobre eles e, portanto, não devem servir como anciãs.

Essa proibição ainda está em vigor?

Mas, a ordem de que as mulheres não devem ensinar aos homens nem exercer autoridade sobre eles foi planejada para estar em vigor hoje? Muitos argumentam que Paulo proibiu as mulheres de servirem como anciãs porque nos dias dele, as mulheres não recebiam educação e, portanto, eram desprovidas da habilidade de ensinar bem aos homens. Também existe o argumento de que as mulheres eram responsáveis pelo ensino falso que estava preocupando a congregação à qual Paulo escreveu em 1 Timóteo (1 Tm 1.3; 6.3). De acordo com essa leitura, Paulo apoiaria o serviço dessas mulheres como pastoras depois que elas fossem apropriadamente educadas, e se ensinassem sã doutrina.

A proibição está fundamentada na criação, não em circunstâncias.

Essas tentativas de relativizar a proibição de Paulo devem ser julgadas como malsucedidas. Teria sido fácil para Paulo escrever: “Não quero que as mulheres ensinem, nem que exerçam autoridade sobre os homens porque elas não foram educadas”, ou, “Não quero que as mulheres ensinem, nem que exerçam autoridade sobre os homens porque estão espalhando ensino falso”. Contudo, qual razão Paulo realmente apresenta para a sua ordem no verso 12? A base lógica dele para tal ordem vem no verso seguinte: “Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva” (v. 13). Paulo não diz nada quanto a falta de educação ou quanto a mulheres promulgando ensino falso. Em vez disso, ele refere-se à ordem criada, à boa e perfeita intenção de Deus quando formou os seres humanos. É essencial cuidar para que a referência à criação indique que a ordem de as mulheres não ensinarem nem exercerem autoridade sobre os homens seja uma palavra transcultural, uma proibição ligada à igreja em todas as épocas e em todos os lugares.

Ao dar essa ordem, Paulo não remonta à criação caída, às consequências sofridas pela vida humana como um resultado do pecado. Mais propriamente falando, ele fundamenta a proibição em toda a boa criação que existiu antes de o pecado entrar no mundo.

O motivo principal pelo qual as mulheres não deveriam servir como pastoras é comunicado aqui e, assim, o argumento da criação não pode ser rejeitado como limitado culturalmente. Além disso, o Novo Testamento contém muitas referências semelhantes à ordem criada. Por exemplo, o homossexualismo não está em harmonia com a vontade de Deus porque é “contrário à natureza” (Rm 1.26); ou seja, ele viola o que Deus pretendia quando fez seres humanos como homens e mulheres (Gn 1.26-27). Semelhantemente, Jesus ensina que o divórcio não é o ideal divino desde que, na criação, Deus fez um homem e uma mulher, significando que um homem deveria casar-se com uma mulher “até que a morte os separe” (Mt 19.3-12). Assim, também, toda comida deve ser recebida com gratidão desde que é um dom da mão criadora de Deus (1 Tm 4.3-5).

Em 1 Timóteo 2.11-15, Paulo especificamente fundamenta sua proibição de mulheres ensinando e exercendo autoridade na ordem da criação, isto é, que Adão foi criado primeiro e, depois, Eva (Gn 2.4-25). A narrativa em Gênesis é construída cuidadosamente, e Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo, nos ajuda a ver o significado de Eva sendo criada depois de Adão. Os críticos ocasionalmente objetam que o argumento não convence desde que os animais foram criados antes dos seres humanos, mas isso falha em compreender o objetivo de Paulo. Só os seres humanos foram criados à imagem de Deus (Gn 1.26-27) e, portanto, o apóstolo comunica o sentido de Deus criar o homem antes de criar a mulher, isto é, que o homem tem a responsabilidade de liderar.

Em 1 Timóteo 2.14, Paulo apresenta um segundo motivo pelo qual as mulheres não deveriam ensinar ou exercer autoridade sobre os homens: “E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”. O que Paulo pretende dizer aqui provavelmente não é que as mulheres são mais propensas a cometer erros do que os homens, pois em outro trecho as recomendou como professoras de mulheres e crianças (Tt 2.3; 2 Tm 1.5; 3.14-15), o que ele não faria se as mulheres fossem, por natureza, inclinadas ao engano. É possível que Paulo estivesse, mais uma vez, pensando no relato da criação, pois a serpente subverteu a ordem criada ao enganar Eva em vez de Adão (subvertendo, assim, a liderança masculina), ainda que exista evidência de que Adão estava com Eva quando a tentação ocorreu (Gn 3.6). O verso 14 não ensina que as mulheres são desprovidas de educação, porque engano é uma categoria moral, enquanto que falta de educação é remediada com o recebimento de instrução.

O fato de Eva haver sido enganada não pode ser atribuído a fraqueza intelectual, mas sim à rebeldia dela, ao desejo dela de ser independente de Deus. Além disso, a referência a engano aqui não indica que as mulheres de Éfeso tiveram um papel principal na difusão de ensinos falsos, pois os falsos mestres mencionados em 1 Timóteo são homens (1 Tm 1.20). De fato, se as mulheres fossem impedidas de ensinar por serem defensoras de ensinos falsos, teríamos a estranha e muito improvável situação em que todas as cristãs em Éfeso teriam sido enganadas por um falso ensino. Antes, a intenção de Paulo é dizer que o fato de Satanás haver tentado Eva em vez de Adão subverteu a liderança masculina, pois ele enganou e tentou a mulher apesar de Adão estar presente com Eva quando a tentação ocorreu. É verdade que, embora Eva tenha sido enganada antes pela serpente, a principal responsabilidade pelo pecado caiu sobre os ombros de Adão. Isso é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde a pecaminosidade da raça humana é traçada desde Adão e não de Eva.

Resumindo, 1 Timóteo 2.12 proíbe que as mulheres ensinem ou exerçam autoridade sobre homens na igreja. Essa proibição fundamenta-se na ordem da criação e é confirmada pela inversão de papéis que ocorreu na queda. Essa não é uma proibição limitada cultural ou contextualmente, que não aplica-se mais às igrejas.

O TESTEMUNHO CONFIRMATIVO DO RESTANTE DAS ESCRITURAS

O que aprendemos sobre os papéis dos homens e das mulheres tomando por base a criação dos mesmos.

O que vemos a respeito dos papéis dos homens e das mulheres no restante das Escrituras confirma o que lemos em 1 Timóteo 2.11-15. O livro de Gênesis dá seis evidências quanto aos maridos terem a responsabilidade principal da liderança no casamento: 1) Deus criou Adão primeiro e, depois, Eva. 2) Deus deu a Adão, e não a Eva, a ordem de não comerem do fruto da árvore. 3) Adão deu nome à “mulher”, assim como havia dado nome aos animais, indicando a sua autoridade (Gn 2.19-23). 4) Eva foi designada como “auxiliadora” de Adão (Gn 2.18). 5) A serpente enganou Eva e não Adão, subvertendo, assim, a liderança masculina (Gn 3.1-6); e 6) Deus veio primeiro a Adão, não obstante Eva houvesse pecado antes (Gn 3.9; cf. Rm 5.12-19).

O que aprendemos no ensino bíblico a respeito do casamento

O texto de Gênesis que foi mencionado concorda com o que descobrimos sobre casamento no Novo Testamento. Os esposos têm a responsabilidade principal da liderança, e as esposas são chamadas a submeterem-se à liderança de seus esposos (Ef 5.22-33; Cl 3.18-19; 1 Pe 3.1-7). O chamado à submissão para a esposa não está fundamentado em meras normas culturais, pois ela é chamada a submeter-se a seu esposo assim como a igreja é chamada a submeter-se a Cristo (Ef 5.22-24). Paulo designa o casamento como um “mistério” (Ef 5.32), e o mistério é que o casamento reflete o relacionamento de Cristo com a igreja. Então, a ordem para que os homens, e não as mulheres, sirvam como pastores concorda com o padrão bíblico de liderança e autoridade masculina dentro do casamento.

É crucial observar que um papel diferente para as mulheres não significa a inferioridade delas. Homens e mulheres foram igualmente criados à imagem de Deus (Gn 1.26-27). Eles têm igual acesso à salvação em Cristo (Gl 3.28) e, juntos, são herdeiros da grandiosa salvação que é nossa em Jesus Cristo (1 Pe 3.7). Os escritores bíblicos não lançam calúnias sobre a dignidade, inteligência e personalidade das mulheres. Vemos isso ainda mais claramente quando reconhecemos que, assim como Cristo submete-se ao Pai (1 Co 15.28), as esposas devem submeter-se aos seus esposos.

Cristo é igual ao Pai em dignidade e valor e, assim, sua submissão não pode ser compreendida como um indicador de inferioridade.

O que aprendemos em outras passagens sobre mulheres na igreja

1 Timóteo 2.11-15 não é o único texto que requer um papel diferente para homens e mulheres na igreja. Em 1 Coríntios 14.33b-36, Paulo ensina que as mulheres não devem falar na igreja. Essa passagem não proíbe que as mulheres falem absolutamente na assembléia, pois Paulo as encoraja a orarem e profetizarem na igreja (1 Co 11.5). O princípio de 1 Coríntios 14.33b-36 é que as mulheres não deveriam falar de uma maneira segundo a qual se rebelassem contra a liderança masculina ou tomassem sobre si uma autoridade injustificada, e esse princípio está em harmonia com a noção em 1 Timóteo 2.11-15, de que as mulheres não deveriam ensinar ou exercer autoridade sobre os homens.

Outro texto que nos direciona ao mesmo caminho é 1 Coríntios 11.2-16. Já vimos nessa passagem que Paulo permitiu às mulheres orarem e profetizarem na assembléia. É primordial entendermos que profecia não é um dom igual ao do ensino, pois os dons são distintos no Novo Testamento (1 Co 12.28). As mulheres serviram como profetas no Antigo Testamento, mas nunca como sacerdotisas. Semelhantemente, elas serviram como profetas no Novo Testamento, mas nunca como anciãs. Além disso, 1 Coríntios 11.2-16 deixa claro que quando as mulheres profetizassem, elas deveriam adornar-se de uma maneira que demonstrasse submissão à autoridade e liderança masculina (1 Co 11.3). Isso está de acordo com o que vimos em 1 Timóteo 2.11-15. As mulheres não são a liderança reconhecida da congregação e, portanto, não devem servir como professoras e líderes da congregação. O assunto fundamental em 1 Coríntios 11.2-16 não é o adorno das mulheres.

Em todo caso, os estudiosos não estão certos de que o adorno descrito representa um véu ou um modo de usar o cabelo preso. Tal adorno era exigido nos dias de Paulo porque significava que as mulheres eram submissas à liderança masculina. Hoje, o modo como uma mulher usa seu cabelo, ou o fato de usar o véu não significa que ela é submissa ou não aos homens na liderança. Assim, deveríamos aplicar o princípio (ainda que não utilizemos a prática cultural específica) ao mundo de hoje: as mulheres deveriam ser submissas à liderança masculina, o que se manifesta em não servir como pastoras e professoras de homens.

CONCLUSÃO

As Escrituras claramente ensinam sobre os papéis únicos das mulheres na igreja e no lar. Elas são iguais aos homens em dignidade e valor, entretanto, possuem um papel diferente nesta jornada terrena. Deus deu-lhes muitos dons diferentes com os quais elas podem servir à igreja e ao mundo, mas elas não devem servir como pastoras. O Senhor não deu suas ordens para punir as mulheres, mas para que elas possam servi-lo com alegria, de acordo com a vontade dele.
 

De: 13/08/2013
Por: Editorafiel



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13 comentários
WALMYR  H. DE PAULA
WALMYR H. DE PAULA
25/09/2013
QUANDO ENTENDEMOS AS ESCRITURAS COMO REVELAÇÃO DE DEUS, ENCONTRAMOS A VERDADEIRA SABEDORIA PARA OBEDCER SEUS ENSINAMENTOS COM HUMILDADE.
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Ramiro
Ramiro
12/12/2013
O ilustríssimo Thomas R. Schreiner precisa urgente de um contato maior com o Espírito Santo de Deus. Precisa também conhecer e reconhecer a situação em que se encontra nosso mundo hoje, no qual miríades de homens estão sendo levados pela apostasia e descaso com a obra do nosso Senhor, envergonhando as Sagradas Escrituras e pervertendo verdades bíblicas em prol de benefício próprio. Mulheres não apenas PODEM como DEVEM exercer o ministério de pastoreio dentro dessa realidade. São os instrumentos levantados por Deus nessas últimas décadas para assumir compromissos/ministérios que homens tem desprezado. Conheci muitas pastoras e, sinceramente, o pré-potente que tiver a coragem de dizer que as obras realizadas pelas mãos delas não serão aceitas por nosso Deus não merece sequer ter argumento considerádo na esfera cristã, porque realmente não conhece o Deus que serve. Teologia é fundamental, queridos, Mas experiências com Deus e vida em oração são tão importantes quanto a primeira, pois só assim receberemos de fato a real mensagem contida na Palavra de Deus.
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Cleide
Cleide
17/03/2014
Isso significa que mulher não pode pregar na igreja nem ministrar a palavra onde tem Homem?Mulher não pode pregar pra homem porque significa ter autoridade sobre ele? Se isso é verdade estou sentindo um grande alívio.
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Carlos Anselmo de Mello
Carlos Anselmo de Mello
29/05/2014
A Palavra consiste na Revelação Especial de Deus para o homem. Relativizar o que está escrito por conta de experiências de vida é perigoso. Pois cada indivíduo sente e age de uma maneira de acordo com sua cultura e sentimentos, e este por sua vez é pecador. Já a Palavra de Deus, que é a Sua verdade para nós é infalível. Como bem dito, as ordens de Deus são pra ser obedecidas e trata-se de uma grande honra termos este privilégio. John Wesley disse: Todo cristão deve estar pronto pra morrer, ou pregar. Não é necessário título de pastora, apenas conte para as pessoas o que Deus tem feito na sua vida e o que pode fazer na vida delas.
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Leticia
Leticia
11/07/2014
Agradeço de coração ao pastor Jairo por esta indicação, foi de fundamental importância em minha vida.
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Matheus jorge
Matheus jorge
16/08/2014
muito importante essa questão pois há muitas "pastoras" por ai quando as escrituras sagradas diz claramente. e quem se revolta contra isso esta se revoltando contra o proprio Deus que deixou tudo escrito. digo isso pelo comentario do Ramiro acima que acha que Deus esta errado. "mas quem é você pra discutir com Deus pode um pote de barro perguntar pra quem o fez proque me fez assim." pense bem nisso.
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Ezequias Ferreira
Ezequias Ferreira
28/08/2014
Agradeço ao Senhor pela sua vida meu irmão. Jesus é quem sustenta a igreja e Ele a colocou sobre os ombros de homens! Ele quem sustenta e levanta varões valorosos como você para falar a verdade. Obrigado.
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Targino Soares da Silva
Targino Soares da Silva
21/10/2014
Amigo, Não concordo, pois Nem tudo na Bíblia é Inspiração divina, Existe uma boa parte histórica entre outras, Paulo demonstra nestas passagens a cultura Judaica onde a mulher era subjugada, não devemos aceitar tudo o que Paulo diz, apenas o que harmoniza com o AMOR,ele mesmo disse o mal que não quer esse eu faço, está escrito que Deus não faz acepção de pessoas, isso não é só para a salvação, mas para tudo que diz respeito a sua criação, o sol nasce sobre bons e maus e a chuva cai sobre justos e injustos, então não há nenum mal em uma de suas criações do sexo feminino levar uma mensagem, até uma jumenta levou uma mensagem da parte de Deus, deixemos de usar a viseira que os cavalos usam nos olhos e usemos a visão periférica de 360 graus que Jesus nos deu, quer saber se algo é correto ou não, julgue conforme o AMOR, através dos ensinamentos de Cristo!
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Ana
Ana
12/12/2014
A autoridade quando uma mulher cheia do Espírito de Deus ensina, prega ou testemunha acerca da Palavra de Deus que é o próprio Verbo vivo, Jesus Cristo... Tal autoridade não é dela, mas vem de Deus através do Espírito Santo... Seja mulher ou homem, desde que estejam cheio do Espírito Santo de Deus, o ensino deve ser aceito. Ter título de pastor(a) não significa ter necessariamente autoridade, pois há "pastores" que há tempos perderam a unção e hoje só tem título... Tipo Rei Saul.
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Pr  Amilton Xavier
Pr Amilton Xavier
10/04/2015
Ao observarmos os comentários aqui exposto, entendemos que não há argumentos contra fatos. Deus tem em grande conta a Sua palavra. O profeta Jeremias diz que o Senhor vela pela sua Palavra para a cumprir ( Jeremias. 1:12 ), em outras palavras Deus é imutável,e de maneira nenhuma nós poderemos mudar o que é divinamente escrito e inspirado pelo Espírito Santo, e para uma maior compreensão dos queridos leitores, observem; Deus falando para que não se mudassem nada do que esta escrito, em ( Deuteronômio 4.2 ) nos diz, " Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus." Isto é, Deus falando lá no antigo testamento, agora Deus vai te falar deste mesmo assunto no novo testamento no livro de apocalipse ( 22:18-19 ) nesta única passagem já dá para entender que nada deve ser mudado em toda Bíblia. Vejamos o que diz o texto: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro". Deus os abençoe e dê entendimento para que não venhamos sofrer conforme relata o profeta (Oséas ( 4.6 " O meu povo perece por falta de conhecimento."
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Priscilla
Priscilla
10/04/2015
Olá,
O autor defende que mulheres não devem pregar nem ensinar aos homens....
Nesse caso também não poderíamos evangelizar homens, já que quando evangelizamos, pregamos e ensinamos sobre as coisas de Deus?
eu vejo a grande comissão como sendo para todos, não apenas para os homens, por isso essa dúvida...
Gostaria de ajuda pra esclarecer esse ponto.
muito obrigada
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Eliane
Eliane
04/05/2015
Concordo com voce Ana quando diz: Ter título de pastor(a) não significa ter necessariamente autoridade. Estão esquecendo o que é ser pastor, ser pastor significa cuidar de ovelhas, ser o mais servo de todos. Raquel mulher de jacó foi chamada de pastora em Genesis 29:9 porque ela cuidava de ovelhas, e não pq ela exercia autoridade sobre o marido, obvio que o homem é o cabeça da mulher e ele é a autoridade sobre ela. O texto de 1 Timóteo 2:11-14 se refere a mulher como esposa, sua função em casa e não tem nada a ver com ministério.
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marcos vieira
marcos vieira
10/09/2015
A bíblia diz em 1Pe.2:9 "Mas vós sois geração eleita e "sacerdócio" real..."
Posso estar enganado, se alguém quiser me esclarecer desde que seja com amor, serei ouvinte; o secerdócio do qual Pedro fala não se trata de um algo espiritual? Não é uma autoridade? Se é espiritual e é uma autoridade, ha de se compreender que não depende de sexo masculino ou feminino, pois são tratos epirituais, Deus designa sexo para se exercer ministérios espirituais? Pois se somos sacerdócio real seria impróprio dizer que essa designação é somente para homens correto??
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